quinta-feira, dezembro 30, 2010


LIVE, LAUGH AND LOVE
2011

quarta-feira, dezembro 29, 2010

Mensagem de Feliz Natal

Rescaldo



No rescaldo do Natal e dos doces e de tudo o que enjoa, o marido resolveu levar-me a almoçar ao Sakura - Restaurante Japonês.

Ele achava que odiava comida japonesa e amou logo ao primeiro contacto, a minha amiga Vânia e meu amigo Peles, carne da minha carne, amam e falam disso com um brilhozinho nos olhos. Como sou uma pessoa aberta e receptiva a novas experiências lá fui.

Sítio giro e assim, lá meti aquelas coisas com nomes acabados em "imi" e "sabi" no prato. Ele cheio de aprumo e com o maior orgulho do mundo preparou-me um molho para eu molhar aqueles rolos de arroz seco e pastoso. Assim que meti aquilo na boca só pensei, CA NOJO, subiu-me um mega vómito ao goto e fiquei ali de guardanapo a tapar a boca, sim porque não ia engolir, e a hiperventilar na esperança que o panorama melhorasse.

Quando achei que tinha passado vieram as réplicas, quais terramoto, eram gregos e gregos a subir pelo meu aparelho gástrico, cheios de vontade de sair. Tive que sair do restaurante e ir apanhar ar fresco e comer 5 trident de melancias para me abstrair daquele cheiro e daquela sensação de peixe cru na boca.

Agradecida mas japonês para mim não : )

PS - Só de estar a escrever isto, voltaram os gregos só de pensar, por isso, fui...

quarta-feira, dezembro 22, 2010


Este ano decidimos que não iamos gastar mundos e fundos em prendas. Não faz sentido, o Natal não é isso. Para mim o Natal é estar com os meus, dançar com os meus, rir com os meus, cantar, beber e comer até não poder mais. O nosso Natal é assim.

Depois de tudo isto e no final da noite chegavam as prendas ... muitas ...aos quilos. Mas para quê?

Já não somos pequeninos, a magia agora é outra. Damos valor a coisas diferentes e por isso decidimos não aderir à onda consumista.

O pior é que ontem olhei para debaixo da nossa árvore e quase não se vê chão, está cheia de embrulhos - para a Matilde, foram nos dando. E o pior ainda está para vir. A noite de Natal, temo o pior.

Tenho muito medo. Entram as prendas sai o quarto.

Querido aeroporto de Heathrow....


Querido aeroporto de Heathrow, faz com que a neve que se aglumera nas tuas pistas 3 e 4 derreta ou se deixe ir montada na pá de um limpa neves para que o meu irmão possa vir passar o Natal a casa.
Ele merece. Nós merecemos. Não passamos o Natal juntos há 2 anos e este ano ele pode, o trabalho deixa.

Deixa a neve derreter ou ser limpa, e que até o vôo dele partir que se mantenha com a pista seca. A pista de onde vai partir o vôo da British Airways e deixa-o chegar em segurança.

Dispenso a carta ao Natal, neste momento estendo o tapete para Heathrow. Agradecida.

O almoço foi assim!!!

Belo convívio familiar. Estivémos todos juntos pelos motivos certos. Porque somos família, porque gostamos uns dos outros e festejamos a vida e não nos juntamos apenas em funerais.






A Matilde foi catada a roubar uvas :)

terça-feira, dezembro 14, 2010

Caldas


No Domingo e porque parar é morreu rumaremos às Caldas.

Almoço de famíla para comemorar os 70 anos do meu Tio Quim, tenho para mim que levo a Matilde a tiracolo, só a conhecem de a ver ainda dentro da minha barriga :)

Ora aí está o que é!!!


Festa Rija

Neste sábado vai haver festa rija.

De um fim de semana planeado no Alentejo para festejar o aniversário da marida, passámos a plano B.

Almoço com amigos do coração, aqueles que nos juntamos em três minutos de algo corre mal e que não nos vemos quase o ano inteiro porque tudo tem corrido bem :) Lá vamos nós matar saudades durante umas horas.

À tarde, oiçam bem, ESTOU SOZINHA COM O MARIDO, já nem me lembro como é :))))))))) Vamos almoçar e depois talvez enveredemos por uma sessão de cinema ou então vamos para os Olivais dormir, dormir muito, porque existe um ser nas nossas vidas de seu nome Matilde que decide acordar às 6 da manhã para pedir uvas e a malta tem a olheira inchada.

À noite vamos ao concerto de MGMT - surpresa de maridão, vamos jantar e a seguir dançar como se não houvesse amanhã. Mas o amanhã vai chegar e às 7 da manhã vamos acordar, porque está lá o ser que pede uvas, muitas uvas!!!

Então foi assim!!!

Estivémos 5 dias no Alentejo e tudo se resume a isto:











quarta-feira, dezembro 01, 2010

1 de Dezembro

Feriado - dia de fazer a árvore de Natal. Estamos todos em casa, a Matilde não está doente, o que nos dias que correm é de mandar as mãos aos céus, e árvore que é bonito? Ainda nem a tirei do sotão. Dormi a tarde toda enroscada na minha pequenina, tão bommmmm. Agora, banho, jantar e dormir outra vez.

Há tempo pra árvore? Não sei não...

terça-feira, novembro 23, 2010

E para mim com amor, não?

Um destes cá de baixo, ehn? Não? Ok, fui.

Para a Vanda com amor


Não, não tem um laço azul, nem está estacionado do teu corredor, mas ... também faz coisas interessantes depois de ser montado.

Neste dia tão especial em que faz 41 anos que nasceste, quero dizer-te que não gostei logo de ti. Eras parva, agressiva e mal-educada sem me conheceres de lado nenhum. Rotulaste-me à primeira vista "A gaja que roubou o meu irmão lá de casa".

Sim, fui eu. Roubei e roubava outra vez. Roubo-o as vezes que for preciso porque ele era infeliz e não tinha motivos para sorrir e juntos fizemos o nosso caminho e sorrimos e rimos e vivemos muito. E tu vés. E gostas e com o tempo também te roubei a ti.

És como minha, fazes parte de mim. És minha irmã sem seres, és o meu suporte quando preciso, continuas parva porque me fazes rir todos os dias com parvoíces e eu gosto, adoro!

Por isso quero-te dizer que gosto muito de ti e que tenho orgulho que sejas a Tia Vanda, a minha Vanda que deixa um buraco lá em casa quando não está, a Tia que sabemos que ama a nossa Matilde incondicionalmente, a Tia que se põe comigo debaixo dos cobertores e não me deixa sozinha a vomitar e a desmaiar sem o irmão chegar.

Por isto tudo e muito mais queremos dizer que gostamos muito de ti e que a vida sem ti não era a mesma coisa :)))))))))


domingo, novembro 21, 2010

Alberto Gonçalves - O Sociólogo

Ao contrário da maioria das opiniões que encontro na blogosfera, eu aqui me declaro fã de Alberto Gonçalves.

Sou assinante da revista Sábado e começo, todas as semanas, a lê-la de trás para a frente, ou seja começo pela coluna de opinião de Alberto Gonçalves.

Para além de ler nas entrelinhas e de adorar o sarcasmo que o caracteriza, realço o trabalho feito sobre As Novas Oportunidades, esse galardão do nosso governo que Alberto Gonçalves tão bem descreve.

Não resisto a deixar aqui algumas passagens:

Fonte: Revista Sábado, Opinião - Alberto Gonçalves

..."Há dias, durante um jantar com uma prima apresentou-me aos CEF. Se bem percebi os CEF são os Cursos de Educação e Formação e, desde que concluídos, correspondem ao 6º, 9º ou 12º anos de escolaridade. Destinam-se a indivíduos com idade mínima de 15 anos que, na sua maioria, foram capazes de reprovar consecutivamente num sistema que só reprova alguém por engano." e continua "Leccionar é eufemismo para o que ali acontece. Na prática os "formadores" gastam as aulas a tentar evitar agressões e a não conseguir evitar insultos e ameaças de plateia enfurecida. A plateia de que uma percentagem possui cadastro e um percurso de vida susceptível de comover assistentes sociais, comparece nas aulas a troco de subsídios de alimentação e de transporte."

As portas de Marvão

Marvão localiza-se no Distrito de Portalegre, região Alentejo e subregião do Alto Alentejo, com cerca de 645 habitantes.

Está situada no topo da Serra do Sapoio, a uma altitude de 860 metros.

É gira e pitoresca e fria que se farta. Dá para ver toda a vila a pé e disfrutar de vistas bonitas e desafogadas. Come-se bem, tratam-nos bem mas ... prefiro Monsaraz. Talvez pelas águas da Alqueva fazerem parte do cenário que se vislumbra do castelo, toca-me mais ao coração.

Marvão é mais rochoso, mais imponente, mais alto, mais distante. Ficámos por cima das nuvens, mas não nas nuvens. Nas nuvens é em Monsaraz.

As portas são uma das muitas coisas giras que tem :)




Fomos para o Marvão e estava um frio dum cabrão

O pai fez anos no sábado e nós decidimos oferecer entre outras coisas, uma smartbox. Somos fãs, dá pra ir a qualquer lado. Ele escolheu o Marvão.


À ida pra lá, em Estremoz depois de sairmos da Adega do Isaias onde se come tão beeeemmmmm!!!!


A caminhar no Marvão - Parque Natural da Serra de S. Mamede





Estava tanto frioooooooooooooooooo

Efeito Hopla






Se queremos ver a Matilde a dançar e contente pra valer é meter-lhe o episódio da Hopla. São uns 5 minutos de glória que a enchem de alegria, tão giro.

Sou contra a dar-se mundos e fundos aos miúdos e atolá-los de brinquedos até mais não poder, talvez por ter assistido a esse erro de perto, acho que os deixa parvos, mimados e sem dar o mínimo valor ao que têm. Posto isto a Matilde tem o filme do Hopla com 12 episódio, que ama de paixão. Porquê? Porque compramos o que sabemos que ela gosta e não dispersamos dinheiro e energias em futilidades. Filhinha és uma querida!!!!

Matilde cada vez mais xuga babe


Pentea-se várias vezes ao dia, na esperança de domar os seus caracóis.


Antes de sair para o colégio despede-se do coelho Hopla.



quarta-feira, novembro 03, 2010

As manhas da Matilde!


A Matilde tem quase 15 meses e agora resolveu passar a chamar-me Susu.

Ouve o pai chamar-me assim e imita. Esta noite começou a chamar-me do quarto dela, Mamã, Mamã e eu nada, à espera que aquilo passe e ela adormeça, mas não. mamã, mamã, lá fui eu, cheia de frio, saí debaixo do meu edredon e fui ao quarto dela.

"Que é Matilde, queres a chucha?", Acenou que não com a cabeça.
"Queres leitinho?" - outra vez um não.
"Então a mãe vai dormir, dorme também."
Vira-se e diz "Susu" e faz o gesto pra cama grande do quarto dela, como quem diz bora mas é pra ali as duas, aninhar uma na outra e dormir como se fosse a minha almofada.

Eu fui, sou uma fácil, pé ante pé ao meu quarto buscar a minha almofada e dormimos toda a noite eu a fazer de almofada humana da Matilde.

É tão boooooooooooooooooommm................

terça-feira, novembro 02, 2010

Festa!!!


A festa foi boa!

Família, mais família e ainda família.

Todos juntos somos uns 18 ... medo. Tenho lá culpa do meu pai ter desatado pra aí a fazer filhos. Agora são os filhos e filhas, com namorados com os filhos das filhas e namorados.

Não cabe nem mais um alfinete, é a p..... da loucura, a menos que os filhos e filhas do pai decidam meter-se a fazer mais filhos.

O esposo da minha pessoa só queria que o dia acabasse e voltassemos ao sossego do lar. eu disse "Amor a mesa dos doces está pronta. Agora deixo a cozinha só para ti para tratares dos salgados, não é assim que queres", ao que ele respondeu "O que eu queria era que a campaínha não tocasse e pudesse ver o Chiado Terrase" :)))))))

Os putos todos aos gritos, os putos não são, basicamente o Duarte, possuído, atropela tudo o que lhe aparece à frente. Tem falta de socializar, parece-me. E de regras, e de calma e assim ... A Matilde contagiou e desata a correr e aos gritos de contentamento.

Aquilo era champagne nos cortinados, no chão flutuante, nos doces, marcas de vinho tinto no fraldário da Matilde, a criança parecia chegada directamente das berças pela cor de rosetas que envergava, enfim... no comments.

Tenho para mim que pro ano irei à Coudelaria Nacional e já está, dá tão menos trabalho :))))))))))

sexta-feira, outubro 29, 2010

NÃO ESQUECER


Lá porque o post já desceu, eu relembro, NÃO SE ESQUEÇAM QUE NO DOMINGO FAÇO ANOS.

Sou eu : )

Cabeça de alho chocho


Eu sou a verdadeira cabeça de alho chocho, sou, admito!

Perdi as chaves do carro. aquelas que tenho que ter para ir buscar a Matilde ao colégio. Aquelas que não encontro depois de ter revirado a mala, a carteira, a bolsa das chaves e os bolsos do blusão.

Nem caídas no carro da clínica estão, porque já afastei bancos, tirei papéis, pastas e dossiers.

Perante este cenário presto vassalagem às cópias, aquelas que guardo em casa religiosamente e que o marido diz para não andar na mala porque sou pessoa para perder originais + cópias.

Pior é que tem razão, mas ele não sabe : )

Parabéns à Avó Tóia

Ele há coisas do arco da velha.

Sei que é suposto não gostarmos das sogras, mas eu tenho uma que vale mais do que ouro. Adoro. Amo.

É uma mãe que ganhei depois de casar. É daquelas que ligamos às 5 da manhã e vem a correr ter connosco, como já foi preciso e já veio.

É daquelas que faz o meu carro virar para casa dela, só para lhe dar um beijinho e um aperto, só porque me apetece.

É daquelas que me faz ter tanto orgulho de dizer que é a Avó da Matilde.

Para ela, que não lê blogs e que está a parodar no nosso Alentejo, um Xi-coração apertado e beijo do tamanho do mundo.

Às minhas amigas


Às minhas amigas senis e com sintomas de Alzheimer, relembro que DOMINGO FAÇO ANOS.

Como sei que são pessoas para ler este meu blog e até capazes de se esquecerem de hoje até lá, enviarei sms a relembrar no próprio dia para me telefonarem. Sim, para me telefonarem a dar os PARABÉÉÉÉÉÉNS.

Não sou como umas e outras que fazem anos e se fecham em copas, capazes de passar o dia em silêncio sem avisar as pessoas que nasceram neste dia mas há não sei quantos anos atrás, no meu caso há 18 :)

quinta-feira, outubro 21, 2010

Agora tocou-me a mim

Nada que uma pessoa normal não aprecie ... estamos muito bem no nosso local de trabalho e repente vem aquela má disposição e começamos a vomitar como se não houvesse amanhã.




Era feijão verde por todo o lado, bem me disse a minha companhia de almoço "não comas isso, que ninguém come feijão verde". Eu como, ou melhor eu comia, gostava, agora já não sei se gosto.

Tive a vomitar das 17h00 às 23h00 sem parar. A vantagem é que posso estar 1cm mais estreita de barriga, a desvantagem é que parece que me arrancaram as entranhas à dentada, dói-me tudo.

Gostava de estar a descansar, mas não posso, tenho tanto trabalho e terei que o fazer, posto isto, adeus.

quarta-feira, outubro 20, 2010

Uma semana depois


Uma semana depois tivemos, os três, direito a uma noite de sono.

Uma noite encantada, sem choro, sem 39º de febre, sem vomitados, sem mudar roupa de camas e sem passar vick nas sola dos pés 357354357 vezes.

Foi tão bom que até tenho a cabeça dormente, já não estava habituada a isto, mas sou pessoa para me habituar outra vez : )

Porque eu mereço : )

Outfits

Hoje lá ia ela, tão linda de outfit novo, toda fashion em tons beringela.

Assim que a deixei na sala dela apareceu a educadora cheia de tintas coloridas com milhões de purpurinas. Que meduuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu, pensei, logo hoje que vem de roupa nova? Não sabem que estou compulsiva? Não, não sabem...



Eu não disse nada, mas a minha cara falou por mim, a educadora disse: "não se preocupe que sai tudo na máquina", continuo com medo, mas é para o bem da expressão artistíca da minha menina. Sujem-se que é bom. Só não é bom ser eu a lavar, mas ok.

Cheira-me que vão fazer uma prenda para a festa dos avós que se realiza na próxima sexta feira às 16h00. Festa dos avós sem avós porque de todos os que a Matilde tem, não há-de haver nem um, nem uma disponível, pobre alma. A veri : )

terça-feira, outubro 19, 2010

Compulsiva

É oficial, estou compulsiva a comprar sweatshirts pra Matilde!

Já dou por mim a pensar nelas a caminho de casa. Agora é quase paragem obrigatória na Zara e todos os dias trago sacos, não consigo evitar. Nem sou destas merdas, mas agora sou, apetece-me!

Tudo começou num dia em que fui buscar a minha princesa ao colégio e ao lado dela estava a Carolina toda pipi de vestidinho e a minha princesa looking casual de calçinha larga e sweat, mas não tinha tanto glamour como a outra, pareceu-me. O que é que eu fui fazer... começei a ver modelitos pra meninas com muita atenção, deu nisto.

Para mim o fundamental é ela estar confortável porque está o dia todo com o outfit que lhe mando , agora quero todos, pena não haver para o meu tamanho que também marchavam.

Tenho que me deixar disto, mas só depois de ter todas :)

Quero esta

e esta














e mais esta


E todas : )

quinta-feira, outubro 14, 2010

Escuro, esse granda maluco!!!

Tenho para mim que a Matilde não curte o escuro.
Eu não gosto de cabeças de borrego e a Matilde não gosta do escuro.


 
No outro dia andávamos as duas a rastejar pelo corredor fora, tipo gajos dos comandos, só que atrás duma bola.
Contentes lá iamos percorrendo o soalho e limpando com a nossa roupa ao mesmo tempo, somos multifacetadas, somos comandos e molllys maids ao mesmo tempo. Eis quando a bola foi parar ao hall de entrada onde a luz estava apagada.

Era a vez da Matilde ir buscar a bola para atirar. Foi? Não.

Chegava a meio do corredor, onde chegava a luz da cozinha e voltava para trás a correr e agarrava-se a mim com força.
Trazer a bola que é bonito nada. Insisti. E ela insistia em parar onde acabava a luz e voltava pra trás e agarrava-se a mim.

Conclusão? Não curte o escuro.

quinta-feira, outubro 07, 2010

As minhas melhores amigas

Cada vez que a Matilde tem sono, começa numa ladaínha e se lhe meter uma chucha na boca e uma fralda para agarrar, fica como uma santa... a Bárbara, a Teresinha, a que quiserem, é-me igual.


Acabei de vir do quarto dela! Quando perde a chucha na 1ª fase do sono chora, então dei por mim a montar uma fila de chuchas para não ter que as procurar no meio dos lençóis e correr o risco dela acordar. O medo, o drama, o horror, a tragédiaaaaaaaaaaa.

O cenário é mais ou menos isto, um suporte onde tenho fraldas, pomadas, soro e soi one, com 5 cabides no topo, todos eles com uma chucha. Assim quando ela chora, lá vou eu às escuras, meto-me a mão na linha de montagem e zás, chucha na boca, eh eh eh eh, tenho umas quantas, o que interessa no meio disto tudo é ela não acordar, mai nadaaaaaaaaaaaaaaaa :)

Dentadas


Hoje uma bebé da sala da Matilde mordeu-a ...

Não curti, só pra saberem ... Palhaça lá porque tem 6 dentes, eu tenho 33.

Sabes quem é que eu sou?

Não deves saber, mete-te com a minha filhinha se queres ver como elas te mordem, fedelha...

Sinto-me tão inculta!!!

Não, não vou fingir que sou fã nem tão pouco intíma do mais recente nobel da literatura, Maria Vargas Llosa, não.

Não conheço o senhor de lado nenhum, nem sequer de nome, vergonhaaaaaaaaaaaaaaa, eu já fui uma pessoa culta e informada. Enquanto as outras lêem o seu livro à noite, eu troco fraldas e canto pra minha filhinha, mas gosto tantooooooooooooooooooo.

Saramago tentei ler, não consigo gostar daquilo, filhinhos, mas li. O senhor começou a escrever antes de terem inventado os pontos finais, agora este.

Eu que estou em vias de ler "Os homens que odeiam as mulheres" porque sinto que alguém me vai emprestar, NÃO ÉÉÉÉÉÉ?

Terei que deixar o Vergas pra segundas núpcias, ai desculpe, o Vargas ...